- Identificação: Pirâmides de Gizé (ou Guiza, nome mais próximo do original).

 

 

- Maravilha: Antiga do Mundo

 

 

- Data de Construção: Por volta de 2550 a.C..

 

 

- Localização Geográfica:

 

Egipto na África

 

Cairo no Egipto

 

 

- Descrição: Como todas as pirâmides, faz parte de um importante complexo que compreende um templo, com uma rampa, um templo funerário, pirâmides menores para as rainhas e cercado de mastabas dos sacerdotes e pessoas do governo, ou seja, uma autêntica cidade para os mortos.

A Grande Pirâmide, de 450 pés de altura, é a maior de todas as 80 pirâmides do Egipto.

Existem três passagens dentro da Grande Pirâmide, levando às três câmaras. A maioria das pirâmides tem apenas uma câmara mortuária subterrânea, mas à medida que a pirâmide ia ficando mais alta, provavelmente Kufu mudou de ideia, duas vezes. Ele finalmente foi enterrado na Câmara do Rei, onde a pedra do lado de fora de seu caixão – chamado sarcófago – está hoje.

As pirâmides, foram construídas com 2,3 milhões de blocos de pedra de calcário dolomítico, com cerca de três toneladas cada um, facilmente agregado no local usando-se compostos muito comuns na época como cal, salitre e areia. As pirâmides são revestidas com uma camada protectora de pedras polidas com um brilho distinto.

 

 

- Função: Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Kufu (ou Quéops), Quéfren e Menkaure (ou Miquerinos) – pai, filho e neto.

 

 

- Curiosidades: A palavra pirâmide não provém da língua egípcia. Formou-se a partir do grego "pyra", que quer dizer fogo, luz, símbolo... e "midos", que significa medidas.

Observa-se que o ângulo de inclinação dos seus lados fez com que cada um deles fosse orientado cuidadosamente pelos pontos cardeais.

Toda a massa dos blocos foi transportada por homens, em cestos e posta a secar em moldes de madeira.

O paradeiro do corpo de Kufu é desconhecido, bem como os tesouros enterrados com ele. A pirâmide foi roubada, há alguns milhares de anos. Todos os reis do Egipto foram vítimas de ladrões de túmulo, excepto um, chamado Tutankhamon (ou Rei Tut Ankh Amon. Os tesouros de ouro da tumba de Tutankhamon foram descobertos por Lord Carnavon, em 1922.

Um dado curioso é que uma auto-estrada, com 2,5 m de largura e 10 cm de espessura, de Nova Iorque a São Francisco poderia ser facilmente acomodada no interior da Grande Pirâmide.

Se todos os blocos de pedra desta pirâmide fossem alinhados sobre a linha do equador, cobririam 2/3 da mesma.

Para se ter uma ideia, apenas uma montanha sólida de pedra poderia suportar o peso destas magníficas pirâmides.

A construção da Grande Pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja encaixadas, sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel, ou até mesmo uma agulha.

Do tamanho de vários campos de futebol, as pirâmides foram construídas para se adaptarem aos movimentos de expansão e contracção sob a acção do calor e do frio, ou mesmo de terramotos e outros fenómenos da natureza.